Gitarre & Bass / Unicorn Classic

Postado por Ruokangas Brasil sexta-feira, 24 de setembro de 2010


A famosa revista alemã Gitarre & Bass faz uma análise na nova Unicorn:

Até agora, Leo Fender sempre pode-se supor ser a inspiração por trás dos projetos convincentes de Juha Ruokangas. Agora, o luthier finlandês voltou para a Les Paul - com respeito, mas com a auto-confiança para fazê-la melhor também. A Unicorn - por um lado, muito próximo ao conceito engenhoso original da Gibson, e por outro lado, diferentes em alguns aspectos - mostra o homem no auge de seu potencial.

Surpreendente que tenha durado tanto tempo. Na documentação fala muito detalhada sobre o processo de design da Unicórnio (no YouTube) Juha sobre seu primeiro amor para a guitarra elétrica, Les Paul: "Eu queria fazer a melhor guitarra com topo curvado." Ele diz, com sorrindo – isto é auto-confiança ou o conhecimento? Vamos ver como ele se saiu.

CONSTRUÇÃO

O design da Unicorn é claramente inspirada de perto a Les Paul. Durante várias semanas, Juha teve uma Les Paul '59 original à sua disposição para tirar as medidas e analisá-la. No entanto, há - além das diferenças relativas à madeira - cahanges importante para certos e outros detalhes também.

A forma do corpo foi alterada por causa de um equilíbrio ideal. O fraque tem um corte mais plano, mas a espessura do corpo é cinco centímetros no salto, como a clássica Les Paul. Em vez de mogno com topo de maple, Juha usou cedro espanhol e Bétula Ártica altamente figurada.

O cedro espanhol é, como o mogno, um membro da família Meliaceae e a bétula Ártica uma madeira usada por Juha desde o início de sua carreira. O braço da unicorn é feita de cedro espanhol. Três fatias cortadas de uma única peça de madeira foram colados juntos para que a fatia no meio seja girada 180 graus para aumentar a estabilidade.

Segundo a tradição a escala é de Jacaranda Brasileiro, com um nobre binding vinculativo. A parte superior do cabeçote é colada sobre - curioso? Não, para Juha isto é, por razões funcionais. Esta construção aumenta-se o direito de estabilidade, onde o braço quebra com muita frequência e este método é comum para violoes clássicos também. Para uma maior estabilidade ambas as peças de madeira são unidas com encaixes de bordo. Para provar a estabilidade do pescoço este Finn está no braço em seus vídeos no YouTube - o braço e não quebra, por uma surpresa.

O cabeçote tem exatamente o mesmo ângulo de 17 ° como na clássica Les Paul. O braço, com a sua "joint espiga longa" é colada ao corpo com 4,5 º - e até agora tudo isso é seguir o arquétipo clássico. Mas, em contraste com a Les Paul, o calcanhar do braço é mais amplo e é definida em paralelo ao corpo. Sob o grande "R" da Ruokangas, na camada de negro de ébano você vai encontrar a assinatura do fabricante - apropriado. Tarraxas Kluson estilo (SD510) pela Gotoh, deixando as coisas completas.

A Unicorn tem forte trastes de aço inoxidável- um fretjob para uma vida como parece. Os trastes são definidos com precisão extrema,o mosaico em forma de coroa na escala tornando mais fácil a orientação. Claro que a guitarra tem um comprimento de escala de 628 milímetros e uma ponte tune-o-matic, com uma tailpeice TonePros.

Os humbuckers por Harry Häussel foram feitos especialmente para a unicorn de materiais especiais para chegar muito perto do PAFs. O captador de braço (Alnico 2) é um pouco mais fraco (7,2 kOhm) para fazer o som mais aberto e o da ponte (Alnico 5) é um pouco mais forte (7,9 kOhm). A Unicorn tem a fiação tradicional e o interruptor comum de 3 vias, e a fiação é feita com muita precisão. A Unicorn é uma obra de arte criada com grande paixão.

Você tem a opção de ordenar a guitarra com acabamento de poliuretano de qualidade superior modernos de alto brilho (como nos protótipos) ou com um fino verniz de nitro.

PRÁTICA

A tocabilidade da Unicorn, naturalmente, se assemelha a Les Paul, mas os trastes de aço inoxidável são uma atualização que faz sentido. Um sentimento de ser "sobre carris", não é suficiente para descrevê-la - ela tende a vez de uma pista de alta velocidade. A tocabilidade do braço é soberba e da substância acústica também. Os acordes soam incrivelmente sofisticados e todas as freqüências estão em perfeita harmonia.

Se você alimentar o amplificador com a Unicorn você pode ouvir um monte de estilo vintage. No entanto, ela encabeça a velha Les Paul com ainda mais clareza e presença. O humbucker do braço parece muito refinado, e a guitarra tem grande dinâmica e resposta rápida. Isto é ainda mais verdadeiro quando a guitarra é tocada com distorção - agora canta A Unicorn e a cor do tom aveludado é muito inspirador.

Quando você alternar para o modo ponte transparente e limpo sons ainda mais abertos do que o captador do braço - uma vez que há esse caráter de seda vintage. As freqüências de graves sair de ossos secos, lenhosos e compacto - ideal para tocar com acordes rítmicos. No modo de alto ganho a articulação seco e preciso funciona muito bem para riffs, acordes e também powerchords completa sem muitos intervalos dissonantes de som redondo e firme. Fast tocou linhas para obter tons brilhantes, já regista uma excelente sustentação e firmeza. A combinação dos dois captadores é impressionante com o seu tom de grande e de sinos. Também nesse modo a unicorn está confiante e altamente expressiva.

O volume e o tom potes funcionam muito bem. Se você abaixar o volume, não há perda importante de agudos, e se você abaixar o tom, as notas só têm menor presença de som, mas ainda viva.

ALTERNATIVA?

Para fazer uma Les Paul melhor - estou falando a real, a guitarra cálice sagrado a partir do final dos anos 50, o modelo para todos os sucessores, a guitarra, que moldou o som da guitarra elétrica desde arquetípica. A última veio de uma longa tradição e foi criada por um mestre experiente. Este não foi o caso da Les Paul. No entanto, alguns destas Gibsons antigas são tão boas como uma guitarra elétrica pode ser. E, sem dúvida, a Unicorn está no nível do olho - ou devo dizer que o nível do ouvido? A Unicorn transfere o velho conceito de nosso tempo, com a vantagem de uma melhor relação com a prática.

Você deve ter visto o rosto de Snowy White, quando depois de um concerto de repente ele percebeu que tinha esquecido o Goldtop insubstituível no palco. Depois de um surto de pouco ele voltou com sua namorada nos braços, sorrindo.
Para evitar o estresse como muitos guitarristas optam por tocar reedições de Les Paul no palco. Um instrumento tão poderoso e fabuloso soando como A Unicorn é uma escolha melhor no presente caso.

CONCLUSÃO

Juha Ruokangas é um verdadeiro mestre e os clássicos da Unicorn é novamente uma forte prova de que. Não é só a habilidade extraordinária que é impressionante, mas a intuição musical, também. O desenho Unicorn, em comparação com a original, tem algumas mudanças importantes, a começar pela escolha da madeira (cedro espanhol para o corpo e braço, Bétula Ártica para o topo), bem como as modificações de construção (cabeçote reforçado) e por último mas não pelo menos os captadores de Harry Häussel são a escolha perfeita para essa guitarra.

As possibilidades das ofertas Unicorn são magníficas - mas controle técnico perfeito é exigido do tocador, bem como - o que entra, sai 01:01. A Unicorn é sem qualquer dúvida, um instrumento excepcional e Juha Ruokangas criou mais do que apenas uma homenagem para uma guitarra americana. Um up-to-date "remake", o que não diminui a magia e o encanto dos originais antigos, mas dá uma performance impressionante, aqui e agora - Bravo!

PANORAMA

Fabricante: Ruokangas
Modelo: Classic Unicorn
Tipo: guitarra elétrica de corpo sólido
País de origem: Finlândia
Tarraxas: Gotoh 510 Kluson, fechado
Braço: Cedro espanhol, colados em
Nut: Osso (Elk)
Escala: Jacarandá (consulte a disponibilidade)
Raio da Escala: 12 "
Braço perfil: U-perfil
Largura do Braço: porca Em 43,5 mm; no 12 º traste 52,5 milímetros
Braço espessura: I. 23,4 mm; V. 24,0 mm; XII. 25,7 mm
Trastes: 22, Jumbo de Aço Inoxidável
Escala de comprimento: 628 milímetros
Corpo: Cedro espanhol, esculpida topo altamente figurado Arctic Birch
Acabamento: Honey Sunburst (laca de poliuretano)
Pickguard: Cream, 1-ply
Definir Personalizar Unicorn por Häussel Harry: Traslado
Controles: Volume 2x, 2x Tone, 1 interruptor de 3 vias
Ponte: TonePros tailpiece Tune-o-matic e Stop
Hardware: Niquelado
Gewicht: 4,1 kg
Rígida caso incluiu
Do lado esquerdo a opção: Sim, sem custo extra

Musikhaus Jever, 26441 Jever: Contato
Website Musikhaus Jever
Tradução do inglês para português

Por Hadrian de Oliveira

Texto Holtmann Franz
Fotos de Dieter

0 comentários

Postar um comentário

Language

Videos